Análise de qualidade de uma auditoria operacional do TCU segundo padrões do joint committee on standards for educational evaluation

Autores:
Dagomar Henriques Lima - Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União
Tiago Gozzer Viegas - - Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União

Resumo
Este artigo trata de análise de qualidade de uma auditoria operacional realizada pelo TCU no Programa Universidade para Todos (Prouni), com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria. Esse trabalho utilizou como parâmetro os padrões de qualidade para avaliações estipulado pelo Joint Committee on Standards For Educational Evaluation (JCSEE). Foi um estudo de caso único que utilizou análise documental dos papéis de trabalho e do relatório da auditoria, bem como entrevistas com pessoas envolvidas na auditoria. Os padrões de qualidade apresentados pelo JCSEE, materializados em 200 recomendações, foram traduzidos e transformados em um questionário utilizado durante as entrevistas. Dos cinco padrões existentes, a auditoria obteve boa avaliação em quatro (Propriedade, Viabilidade, Precisão e Utilidade) e nota baixa em uma (Accountability). Isso indicou que a auditoria possui variadas formas de possíveis usos de seu processo, achados e produtos; que ela ocorreu com um adequado grau de efetividade e eficiência; que ela foi imparcial, correta, aceitável e justa e que seus achados, propostas e processo são confiáveis. No entanto, questões relativas à documentação e à comunicação do trabalho desenvolvido podem melhorar.

Publicação: Revista do TCU
Ano: 2015

 

Confira o artigo na íntegra:

pdfAnálise de qualidade de uma auditoria operacional do TCU segundo padrões do joint committee on standards for educational evaluation

(English)
pdfQuality analysis of a performanceQuality analysis of a performanceaudit by the federal court ofaccounts (brazil) accordingto the statements of the jointcommittee on standards foreducational evaluation


Artigo originalmente publicado em https://bit.ly/3sgKzpv

 

Fonte: revista.tcu.gov.br

 

 

 

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