Diretoria da AudTCU Biênio 2023-2024

A Diretoria da AudTCU recém-empossada para a gestão do biênio 2023-2024 tem desafio de reforçar o papel da Instituição Superior de Auditoria-ISA, que no Brasil congrega as funções de auditoria externa e julgamento de contas, funções segregadas na União desde 1911.

A nova Diretoria faz questão de ressaltar o trabalho realizado nos últimos dois anos pela Diretoria do biênio 2021-2022, sob a condução dos Auditores Nivaldo Dias Filho, Glória Merola e Débora Costa, que permanecem no time.

Com uma gestão marcada pelo diálogo e pelo respeito às divergências, a gestão anterior seguiu o mais importante princípio estatutário, muito benéfico no processo de amadurecimento no associativismo.

A atual Diretoria reafirma o compromisso estatutário de respeito às divergências, imbuída do propósito de ampliar os canais de diálogo com os Auditores, com o Tribunal de Contas da União, com o Parlamento, com entidades de classe, organizações da sociedade civil e com a sociedade, sempre prezando pela autonomia e independência nos termos do Estatuto.

Reafirma, ainda, o compromisso de ampliar os meios de gestão participativa e estabelecimento de salvaguardas de compliance associativo, de forma a preservar a imagem da classe e da entidade associativa na esfera federal, que não apenas carrega o nome da Instituição Superior de Auditoria do Brasil em sua razão social, mas tem a missão e a honra de representar - não sem ônus - seus principais membros, que são os Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo do TCU. Para tanto, já foi criada a instalada a Comissão AudTCU Mulher e o Comitê Jurídico de Altos Estudos em Controle Externo (CAE-Jud).

 

GESTÃO PARTICIPATIVA

A Comissão AudTCU Mulheres foi criada com o objetivo de auxiliar a Diretoria de Equidade de Gênero em iniciativas de promoção da equidade das Auditoras e dos Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo no Tribunal de Contas da União. As competências e os propósitos da Diretoria e da Comissão AudTCU Mulheres estão descritas nos arts. 16 e 17 da Resolução AudTCU nº 001, de 2023. A Diretora de Equidade de Gênero, Glória Merola, assumiu a presidência da AudTCU Mulheres até que o colegiado eleja a sua própria Presidente. Confira abaixo algumas ações já realizadas pela Comissão AudTCU Mulheres!

Para apoiar a tomada de decisão da Diretoria, foi criado o CAE-Jud, cuja finalidade é estimular a produção intelectual dos Auditores do TCU, a divulgação de trabalhos de controle externo de densa relevância jurídica e promoção de debates com os integrantes da carreira. 

 1

Odilon é Doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub e Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. É graduado em Direito (UniCeub) e em Administração (UnB).

2

O CAE-Jud adotará estratégias para estimular a divulgação de produções técnicas na esfera de controle externo, artigos jurídicos e teses para debates em live e webinar com especialistas de notável saber. Em breve, será divulgado o calendário de atividades do Centro Jurídico. Os Auditores do TCU podem encaminhar sugestões de temas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Acervo Digital da AudTCU também está disponível para divulgação de artigos e produção científica dos Auditores do TCU.

Associe-se à AudTCU e venha integrar a Comissão AudTCU Mulheres e o CAE-Jud. 

 

Fonte: Comunicação AudTCU

 

 

Imprimir   Email