AudTCU e ANTC dão boas-vindas a 80 novos Auditores de Controle Externo do TCU do concurso de 2021, com foco em auditoria de TI na administração pública federal

Foto: ASTCU

Nessa sexta-feira (5/4), o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo do Brasil (ANTC) e ex-Presidente da AudTCU, Nivaldo Dias Filho, deu boas-vindas aos aprovados no concurso de Auditor Federal de Controle Externo-Área de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Auditores-CE), com orientação para auditoria de tecnologia da informação. Em fevereiro deste ano, o TCU convocou 80 aprovados para o curso de formação que ocorre no Instituto Serzedelo Corrêa (ISC). Confira a galeria de fotos aqui!

Durante o evento, Nivaldo falou da atuação da AudTCU e da ANTC em defesa da realização de concursos de Auditor-CE com orientação do conteúdo programático para auditoria de tecnologia da informação, como tem ocorrido desde o concurso de 2015, e com apoio da AudTCU. Falou, ainda, sobre o papel do Auditor de Controle Externo, que está ilustrado num vídeo institucional produzido pela ANTC. Para  saber mais sobre o papel do Auditor de Controle Externo, clique neste vídeo!

Durante sua fala, Nivaldo também destacou a atuação da AudTCU em defesa homogênea das prerrogativas funcionais dos Auditores-CE para o exercício do controle externo com independência e imparcialidade, além das ações integradas com a ANTC com o objetivo de promover a identidade nacional dos Auditores de Controle Externo, que somam um efetivo de 8,5 mil nos 33 Tribunais de Contas do Brasil, sendo 1.576 o efetivo de Auditores-CE do TCU (18,5%).  

Foto 5 CONACON

Foto: ANTC

Quer se juntar aos Auditores de Controle Externo do Brasil? Clique aqui para ser sócio da AudTCU e fazer parte desse time nacional.

 

RECEPÇÃO DE BOAS-VINDAS

O evento de recepção do novo time do TCU foi realizado pelo Sindilegis e pela ASTCU com a finalidade de promover o congraçamento dos Auditores-CE da Turma ACE-2023 e apresentar as entidades que representam os servidores do TCU.

  Novos Auditores Geral
Foto: ASTCU

Numa recepção personalizada, os Auditores-CE da Turma de 2023 puderam conhecer melhor as diversas entidades que representam servidores do TCU. Além das entidades organizadoras, estiveram presentes os representantes da AudTCU, da ANTC e da Auditar.

A sempre atenciosa Maria das Graças Duarte de Abreu, que recebe os aprovados em curso de formação no ISC, também prestigiou os Auditores da Turma ACE-2023. De forma descontraída, Graça posou para fotos que, certamente, os aprovados guardarão com carinho para sempre.

Novos Auditores com Graça ISC

Foto: ASTCU

O intuito do curso de formação é mais do que ambientar os aprovados com a cultura da instituição secular, é uma etapa importante que promove a integração entre os aprovados, gera sentimento de pertencimento e reduz barreiras de comunicação.

O curso de formação é, sem dúvida, uma etapa especial do processo seletivo da nossa carreira, é uma fase de acolhimento da nossa Casa, que tem na Maria das Graças uma especial referência em todo esse processo realizado pelo ISC", declarou Lucieni Pereira, Presidente da AudTCU.

A AudTCU e a ANTC agradecem à Maria das Graças e a toda equipe do ISC pela recepção acolhedora dos integrantes da Turma ACE-2023! Agradecem, também, ao Sindilegis e à ASTCU pela realização do evento que, de forma descontraída, promoveu a ambientação dos novos Auditores-CE.

 

HISTÓRIA DA AUDITORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REALIZADA PELO TCU

Nos anos dois mil, o TCU investiu na contratação de Auditores-CE com conhecimento em Engenharia para auditar com maior eficiência as obras públicas federais, o que permitiu estruturar unidades técnicas especializadas em auditoria em infraestrutura e regulação no órgão de instrução (Secretaria-Geral de Controle Externo -Segecex), no total de 6 unidades autalmente.

O desafio da atualidade, marcado por um processo crescente de governo digital, é formar um quadro próprio de Auditores-CE no órgão de instrução do TCU (Segecex) com conhecimento  também em auditoria de tecnologia da informação, reivindicação liderada pela ANTC em 2014, quando a entidade coletou centenas de assinaturas em apoio à Moção para o TCU não transformar cargos finalísticos de Auditor-CE e realizar concurso com orientação voltada para auditoria de tecnologia da informação, o que veio ocorrer em 2015.

Moção ANTC e AudTCU

Desde a década de novenda, a Receita Federal do Brasil investe em um quadro próprio de Auditores Fiscais com conhecimento em auditoria de tecnologia da informação, sem o que as auditorias nas empresas seriam inviáveis por processos mecânicos. No TCU, a estruturação do controle externo para enfrentar as mudanças na gestão pública veio um pouco mais tarde.

Em agosto de 2006, o Tribunal aprovou a Resolução TCU nº 193 para criar a Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), atualmente AudTI/Segecex, com a finalidade de fiscalizar a gestão e o uso de recursos de tecnologia da informação pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal jurisdicionados do TCU. O primeiro concurso de Auditor-CE com orientação voltada para auditoria de tecnologia da informação ocorreu em 2007 (8 vagas), um ano após a criação da Sefti. O segundo concurso com esse mesmo perfil profissional ocorreu em 2015 (30 vagas), tendo sido convocados muitos mais aprovados em razão de ação judicial que contou com atuação da ANTC. Em 2021, embora o concurso não tenha adotado orientação específica, o conteúdo programático foi voltado para selecionar candidatos com conhecimento de auditoria de tecnologia da informação.

Tesouro Nacional (SIAFI e SICONFI), Banco Central do Brasil (SisBacen e outros), Poder Judiciário, Advocacia-Geral da União (Sapiens), Receita Federal do Brasil (Arrecadação), Ministérios da Saúde (SIOPS), da Educação (SIOPE), da Previdência (CADPREV) de Gestão e de Inovação (Transferegov, SIAPE, Portal Nacional de Contratações Públicas-PNCP) são exemplo de órgãos federais que mantêm sistemas corporativos complexos que atingem toda sociedade, cuja fiscalização exige do Auditor-CE conhecimento não apenas das regras de negócio, mas também de auditoria de TI.

Fonte: Comunicação AudTCU com informações da ASTCU

Imprimir   Email